Polícia holandesa já teve mais de 500 Porsche!

Uma reunião de coleccionadores, com o apoio da Porsche Holanda, permitiu recuperar e mostrar algo pouco conhecido fora daquele país: a notável frota de modelos da Porsche que a polícia holandesa, a Rijkspolitie, tem utilizado desde os anos 60! Mais concretamente foram 507 unidades da mítica marca desportiva alemã, algumas das quais se encontram no mercado de usados a preços que podem chegar aos… 100 mil euros!

Nos anos 60 e 70, a polícia holandesa foi uma das grandes clientes… da Porsche. De início, a razão foi a ausência de limites de velocidade nas auto-estradas da Holanda, o que fazia com que as forças da ordem necessitassem de carros rápidos para patrulhar aquelas vias. Entre 1962 e 66 a tarefa esteve entre aos Porsche 356 mas, entretanto, a escolha virou-se com naturalidade para o muito mais competente e rápido 911.

A escolha deste modelo só pôde avançar em 1967, depois do lançamento da versão Targa. Porque, ao escolher o automóvel rápido para patrulhar as suas auto-estradas, as exigências da Rijkspolitie passavam por uma mecânica fiável, agilidade dinâmica, travagem eficaz e um tecto de larga abertura (ou variante descapotável como nos 356 e vários 911) para que o agente se pudesse levantar e dirigir o trânsito de dentro do carro.

A vasta frota de Porsche 911 começou, pois, com uma larga encomenda do modelo Targa, mas aquela que se tornou a maior frota de Porsche de uma polícia no Mundo contou ainda com outros modelos, como o 914, 924 e 964. Sempre com uma decoração base muito semelhante e bastante vistosa.

Neste encontro, contudo, a Porsche Holanda tinha preparado uma surpresa que foi a verdadeira cereja no topo do bolo: para liderar o desfile decorou um muito exclusivo 918 Spyder com as cores da Rijkspolitie! Mas não só o mundo mudou e as auto-estradas já têm limites controlados por radares, como comprar uma frota de 918 Spyder para a Rijkspolitie deveria… abanar as finanças públicas holandesas.

Em destaque